Hoje inicia-se aqui o detalhamento do processo de montagem do texto Zona Contaminada, peça escrita pelo escritor gaúcho Caio Fernando Abreu em 1978. Esse texto, não apareceu por acaso, sendo apresentado a mim pelo meu Professor de Português do Ensino Médio do CEFET-RN, ao me emprestar o livro "Teatro Completo" de Caio Fernando Abreu, em 2002. Me interessei de cara pelo texto, tendo sempre em mente que um dia iria montá-lo. A partir desse dia minha relação literária com Caio F. (como ele gostava de assinar as cartas dele), foi aumentando e passei a adquirir seus livros e lê-los com mais frequência. Em 2009, ao ser impelido no Curso de Artes Cênicas da UFRN, a dirigir uma encenação, até pensei em montar esse texto, dentre muitos outros, mas como sempre tive muito respeito por esse autor, preferi esperar para que a idéia se amadurecesse.
Já próximo do final da minha primeira encenação, numa perspectiva de criação coletiva, Fando e Lis. Tive alguns insights (que não cabe citar aqui agora), que me fizeram decidir pela execução desta montagem ao final do projeto no qual estava envolvido.
Como primeiro passo rumo a esta montagem, que se inicia de forma lenta, devido ao fato de que não quero cometer os mesmos erros da montagem passada, irei apresentar uma pequena instalação, cuja execução começará a delinear e a desenhar um dos personagens do texto: Nostradamus Pereira. O ator Paulo Welbson, será este proto-personagem (já que ele ainda não está fechado). Esta apresentação, ainda sem um título definido, ocorrerá em Julho deste ano, no Circuito Bode Arte, promovido pelo Coletivo de Diretores ES3 e o Grupo Facetas Mutretas e Outras Histórias, no dia 9 do mês acima citado.
Esta apresentação será apenas uma das várias ações que farei na construção deste espetáculo aguardem e contaminem-se!!!!!